Se você ouvisse um som de choro de bebe vindo de cima de uma árvore o que pensaria que fosse?
A falta de chuva e ventos fortes acabou com a grande parte das folhas desta árvore, e revelou o mistério que há muito tempo deixava todos no rancho curiosos: saber o que se escondia no alto daquela árvore fazendo sons parecidos com choro de bebê. UM OURIÇO-CACHEIRO!
Ouriço-cacheiro: Coendou prehensillis Foto: Joseni C. A. Porfírio |
Ele é um roedor de hábitos pouquíssimos conhecidos. Os ouriços passam o dia dormindo no alto das árvores. À noite saem para se alimentar de folhas, flores e sementes. É muito silencioso e super difícil de ser avistado por ficar escondido na copa das árvores. Eles têm uma péssima visão, e os espinhos (pêlos modificados) ajudam a se proteger, pois o ventre é muito sensível. Tem uma cauda enorme e robusta que ajuda a se equilibrar no alto das árvores.
Existem cerca de 3 gêneros no Brasil e a espécie mais estudada é o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), pois está na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção. Este da foto parece ser um Coendou prehensilis, o qual é tipico da nossa região, mas ainda não há muitos estudos sobre ele.
Neste vídeo conseguimos visualizar seu ventre, a cauda robusta e preênsil e como consegue se equilibrar surpreendentemente bem nos galhos.
Neste vídeo conseguimos visualizar seu ventre, a cauda robusta e preênsil e como consegue se equilibrar surpreendentemente bem nos galhos.
Esse ai, eu nunca vi!
ResponderExcluirBem interessante.
Quero saber a especie desse ai hehe
Você possui muitos blogs, mas o que mais me encantou foi o seu rancho. E que momento feliz o clic desse ouriço! Que bicho fantástico! Abraço do blogueiro visitante, Thaiane!
ResponderExcluir“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (@JefhcardosoReal no twitter)
Convido para leia e comente “A PEQUENA LOJA” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com e, caso goste, conto com a sua divulgação para ao menos mais um amigo; obrigado!
Obrigada Jefh
ResponderExcluirRealmente foi um momento feliz, e que não se repetiu. Derrubaram tantas arvores próximo ao rancho que o bichinho sumiu...
Li seus textos, são muito interessantes, vc escreve muito bem, sei lá umas coisas tão normais que ficam tão legais... Parabens!!!
Grande Abraço