segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bigodinho

Bigodinho Macho - olhar desconfiado?

Este lindo passarinho denominado Bigodinho (Sporophila lineola) devido a coloração branca que se assemelha a um bigode tem um canto muito gostoso de se escutar. Por causa disso é muito caçado e colocado dentro de gaiolas. Dependendo da região pode receber outros nomes como bigode, papa-capim, estrelinha, cigarrinha, gola-careta e caretinha. 

Sempre encontro com ele neste pé de amora que fica na beira da água. Já tenho outras fotos dessa mesma espécie neste mesmo local onde registrei a fêmea chocando os ovos. Identificar fêmeas é muito difícil pois elas fogem completamente do padrão de coloração mas neste caso estavam juntos e por isso foi mais fácil.

Será que ele estava protegendo o ninho?


Bigodinho Fêmea.

Além das fotos fiz este vídeo. Espero que gostem, especialmente meu primo Gustavo que recentemente descobri  que também gosta de animais. 


3 comentários:

  1. Agora a imagem deu uma melhorada, aproveita e tire bastante. Da próxima vez quero fazer parte desta aventura!

    ResponderExcluir
  2. por favor quero saber se um papa capim pode reproduzir com uma femea de bigodinho? pq estou com uma femea de bigodinho no viveiro se ela reproduz voces me responda obg.. meu msn p_juniorfreestep@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Vo te dar uma gaiola pra prender eles e os filhotes

    ResponderExcluir