quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lagarto - Tropidurus

Na boca do povo podemos ouvir que os lagartos são animais cobertos por escamas, com quatro patas, uma cauda, que rasteja na superfície da terra e que se parece com uma miniatura de um jacaré. O que a maioria de nós não sabemos é que esses atributos passam longe de ser uma definição para esses animais. Existem diversas espécies de lagartos e entre elas inúmeras formas e hábitos diferentes. Nem sempre eles têm 4 patas, podem ter 2 ou nenhuma, como as anfisbenas que já postei aqui.. Alguns podem viver na água e outros embaixo da terra. Outra coisa importante é que nem tudo que tem escamas é lagarto. Enfim não se pode julgar lagarto pela capa. 

Uma coisa muito importante pra se falar é que se você não considera que as cobras sejam lagartos e se você não mora no México, sul dos Estados Unidos ou Sudeste da Ásia não precisa ter medo de morrer envenenado por um lagarto. As duas únicas espécies de lagartos que oferecem perigo por causa de suas mordidas são o Monstro de Gila (Gila Monster, Beaded Lizard, Heloderma suspectum) e o Dragão de Komodo (Varanus komodoensis). Os reais efeitos da mordida do Komodo foram descobertas recentemente, veja aqui. Assim fica claro que lagartixas não são venenosas

Eles também não soltam fogo pela boca como os dragões dos filmes, mas mesmo assim colocam muitos marmanjos para correr. E sinceramente, adooooro essas senas! É hilário!

O lagartinho da última foto insiste em tomar sol bem em cima da parede da ducha, e não há quem não tema de ser presenteado durante o banho com um lagarto na cabeça. Minha mãe sempre diz: "se esse bicho gelado cair em mim eu pego ele e ...". O primeiro erro dela é que ele não vai estar "gelado". Muita gente acha que lagartos, assim como outros repteis, tem o sangue frio. Mas a realidade é que eles regulam a temperatura de acordo com o ambiente e exposição ao sol. E eles são muito bons nisso, tem espécie que consegue manter a temperatura do corpo com 15ºC+ com o ar a 0ºC. Como esse lagarto da foto fica ali naquela parede apenas quando está sol, provavelmente ele estaria quente. O segundo erro, ainda pior que o primeiro, é pensar que conseguiria pegá-lo. O bichinho é muito ágil! Caso ela conseguir vou mandá-la procurar algum emprego ligado a herpetologia. 






Até tentei identificá-los, mas confesso que foi um fracasso. Por isso fica assim ele é um Tropidurus sp.

Quando quero saber alguma coisa sobre herpetofauna procuro no livro do Pough (disponível para download), no Guia de Lagartos da Reserva Ducke (aqui) e em artigos como esse especifico de lagartos, esse outro muito legal que fala das armadilhas para captura de lagartos (veja na ultima página do trabalho uma foto linda!), esse também é legal e é um tipo de trabalho que eu tinha vontade de fazer. E vou passar esse site sobre um Projeto com repteis Squamata do cerrado para inventário e preservação, por curiosidade pois achei muito interessante quando fiquei sabendo dele numa palestra.

2 comentários:

  1. Assim na foto ele é bonitinho! Ainda vou ter que pegar um desses na mão pra ver se perco o medo!O difícil é a coragem, rs!

    ResponderExcluir
  2. KKK o dia que isso acontecer vai chover no mundo inteiro! Lembra da lagartixa de borracha? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir