terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pica-pau-anão-escamado

Esses tempos atrás fiquei revoltada com o fato de eu não conseguir identificar quase nenhum canto das aves que escuto no rancho, claro que tem aquelas inconfundíveis como os Tucanos e alguns outros. Mas quando alguém me pergunta: "Que pássaro é esse?" eu queria tanto poder responder. Mas como é difícil eu não sei nem os nomes das minhas músicas prediletas! Fato, sou péssima para sons.

Entrei na WikiAves e baixei uma lista das espécies prováveis para a localidade do Rancho. Insisti em escutar um batalhão de cantos para tentar lembrar lá na hora do que se tratava, não deu nada certo, não consigo lembrar de sons! Mas com a lista decidi procurar as imagens das aves, isso sim deu certo. A  lista inclui as duas cidades mais próximas e isso gerou um total de 237 espécies, olhei foto por foto. E não é que deu certo! Viva a memória fotográfica! 

Lá estava eu rastelando e carregando um carrinho de mão com muitas folhas secas quando percebi um som de "toc toc" procurei no alto da Sete Copas e lá estava ele: um Pica-pau-anão-escamado (Picumnus albosquamatus). É lógico que eu não posso garantir com toda certeza que seja realmente essa espécie, mas me esforcei para identificar. Todas as outras espécies de animais do blog eu também não posso afirmar com certeza, algumas são mais certeiras outras alguns colegas ajudaram a identificar, mas claro que podem estar erradas. Mas o que importa é que na hora que vi esse pica-pau e que aproximei com a câmera e consegui lembrar do nome dele fiquei muito satisfeita, afinal memorizar aquelas fotos, estudar os hábitos, escutar os cantos levou um tempão!

Eu tentei fazer um vídeo dele mas tive que subir numa parede de uma construção antiga que esta desmoronando, não consegui me equilibrar direito e ficou muito tremido, mas vou postar mesmo assim, pois tem um grande valor pra mim.





Um comentário:

  1. Gostei do texto jovem! E parabéns! hehehe

    Fic show as fotos! Aquele que o pássaro esta comendo um bichinho, nao era ele nao?

    ResponderExcluir